Meu mundo e nada mais

Por alguém que saiu do mundo da religiosidade

Vivia no meu mundinho perdido, vazio, sem sentido algum e corria atrás da felicidade sem percebê-la bem perto de mim, dentro de mim… Até que Deus tratou comigo, se apresentou a mim e docemente invadiu minhas vontades tomando conta do meu ser. Foi aí que pensei ter “aceitado” a Jesus (mas Ele que me aceitara antes da fundação do mundo). O fato aconteceu em uma igreja evangélica e então passei a viver sendo educado, discipulado e vigiado pelos meus líderes que tanto admirava – começava nesse instante a construção de um novo mundo: o “mundo” das vitórias, dos dons, das curas, o “mundo” da fuga do próprio mundo. Sempre pisando na cabeça da serpente, sendo sempre cabeça e não calda, e quase nunca andando em lugares baixos… Carcaça e costumes trocados: vestimentas, linguagem, locais, amigos, gostos… Iniciava-se a odisséia espiritual, a busca pelo “admirável” mundo dos crentes.


Os anos se passaram e de já tão pesado o fardo do meu “santo mundo” já não conseguia mais sair do lugar. Vivia me arrastando atrás das fantasias ditas no púlpito além de engolir sapos e mais sapos sob a ameaça de punição divina por se opor aos ungidos de Deus. Entretanto as construções das restrições e diabolizações da vida comum já não correspondiam ao que percebia no dia-dia. A espiritualidade tão presente nos dons de línguas, profecias, revelações e cultos fervorosos ofuscavam os desvios de caráter dos amados da eclésia. Mas meus olhos se abriam. Eu já via o que as suas performances não escondiam.


Pastores que pregavam o perdão, mas que jamais perdoavam, pregavam os céus, mas eram apaixonados pelo luxo; “levitas” que adoravam com canções na frente do culto, mas se sujavam no testemunho em seus locais de trabalho; gente de todo o tipo que apedrejava os fracos na fé, mas que como uma ostra religiosa escondia seus mais íntimos vícios de pecados domesticados – uma igreja cheia de doentes que se comportavam como seres superiores e privilegiados por verem em Deus um reduto de bênçãos materiais. Neste “mundo” havia lobos, joios, falsos véus, que tentando encobrir seus lados malignos fizeram da igreja um ambiente perigoso onde ao invés de pessoas serem curadas e tratadas espiritualmente, por vezes acabaram sendo feridas pelo resto da vida.


Hoje não dá mais pra mim, a essas alturas o primeiro amor que tanto me poupou na conformidade com o sistema religioso agora me desperta para uma nova fase espiritual, a fase da graça, da liberdade, da intimidade verdadeira, não mais com a igreja e seus dogmas, mas com o meu Jesus. Depressa, o que mais quero é entrar no escuro do meu quarto secreto, falar a sós com o meu Deus e encerrar os segredos entre nós; quero me encontrar no meu mundo, pois é nele que reconheço as minhas imperfeições, a minha pequenez e a infinita grandeza do Senhor.


Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
(1 Coríntios 13:11)


Meu Mundo e Nada Mais
(Guilherme Arantes)
Quando eu fui ferido vi tudo mudar

                                 Das verdades que eu sabia só sobraram restos 

Que eu não esqueci toda aquela paz que eu tinha

Eu que tinha tudo hoje estou mudo, estou mudado

                                         À meia-noite, à meia luz, pensando: 

Daria tudo, por um modo de esquecer

Eu queria tanto estar no escuro do meu quarto
À meia-noite, à meia luz, sonhando:
Daria tudo, por meu mundo e nada mais

Não estou bem certo que ainda vou sorrir
Sem um travo de amargura
Como ser mais livre como ser capaz
De enxergar um novo dia?

Eu que tinha tudo hoje estou mudo, estou mudado
À meia-noite, à meia luz, pensando:
Daria tudo por um modo de esquecer


Eu queria tanto estar no escuro do meu quarto
À meia-noite, à meia luz sonhando: 
 Daria tudo por meu mundo e nada mais
***

Texto e canção dedicadas àqueles que de alguma forma foram feridos em nome de Deus e se identificaram com o conteúdo do post. Almejo que hoje estejam mais distantes do mundo utópico construído por alguns crentes e mais pertos da graça de Deus.

9 Comentários

  1. Perfeito! A minha historia tb é essa. Paz, irmao.

  2. Então não devemos ir a igreja?Hebreus 10:25 “Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”

  3. A paz anônimo. O texto não diz q não devemos ir a igreja, mas conclama a um amadurecimento espiritual a revelia das contradições existentes dentro de "algumas" instituições.Graça em Cristo.

  4. A paz amado.Hoje você faz parte de alguma igreja?.Você sabe que se formos olhar para os defeitos não ficaríamos em nem uma igreja;devemos olhar pra CRISTO ou para os defeitos de muitos ? A palavra de DEUS diz que no meio do trigo a também o joio ; mas não somos nos quem devemos separá-los e sim o SENHOR.

  5. A paz anônimo. Concordo com vc! Devemos olhar o melhor das pessoas.Faço parte de uma igreja (Instituição), e tmb compreendo que eu, vc, e aqueles que receberam a Cristo tmb são "Igreja". O texto é uma narrativa criada…ficção, graças a Deus n fui tão ferido pela igreja, mas conheço muitos que precisam ter suas feridas cuidadas por ela. E não n sei se percebeu, mas o foco chave da abordagem é a "religiosidade" construida no ambito das igrejas. Vc já imaginou quantos foram feridos na fé em nome de Deus? Já imaginou quantas inverdades foram construídas na mentalidade do rebanho de Deus? Precisamos desconstruir isso, a partir de nós…Retirar o Joio é papel de Deus, assim como zelar pela verdade é nosso dever. (precisamos de uma Nova Reforma!!)"Passarinho que anda com morcego acaba dormindo de cabeça pra baixo"

  6. è obvio que o irmão está certo em suas reflexões, todavia, não podemos nos ater apenas ao que acontece no externo de nossas vidas, já que a maior revoulução da humanidade ocorre dentro de vc. è algo extremamente individual que por consequencia passa para o coletivo. Deus não mudou, Não há nada novo debaixo do sol, ou seja, tudo isso relatado pelo irmão sempre existiu e infelizmente temos que falar/combater, e mostrar a pureza da graça de Deus, inclusive para suportar em amor a tais pessoas equivocadas com seus relacionamentos com Deus.Mesmo por que olhando de fora para dentro, tinha uma Igreja de um Grande pastro que eu admiro e amo demais, que tinha cerca de 12 membros em que um deles era ladrão, outro incrédulo, outro que não confirmava sua fé, dependia do local em que estava, podendo até "negar", caso precisasse, e outros e outros, que queriam um lugar melhor nos céus e por ai vai, e foi com este que Ele mudou o mundo…Deus nos abençõe.Edmilson R. Lima

  7. Amém. Abração Edmílson.

  8. Olá me identifiquei muito com este texto, mas porque não consigo compartilhar no meu facebook???

  9. Eu fui ferida…excluida…desprezada…eu e minha família…marido e filhas…por simplesmente perguntar se o método empregado no momento era G12…não obtive resposta e fui chutada e nunca mais volto msm…meu relacionamento com Deus está acima dessa mesquinharia e hipocrisia toda…é isso.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário